O que é uma Persona de UX?

Persona é, grosso modo, uma representação de um perfil de usuário.
Essa representação é, geralmente, apresentada no formato de uma ‘ficha’, descrevendo características e objetivos do usuário de um produto ou serviço.

Existem basicamente três tipos de personas:
Marketing Persona – o principal objetivo é caracterizar o público alvo de campanhas de marketing. Os dados são, geralmente, de aspecto demográfico.

Proto Persona – é uma persona primitiva, feita sem dados reais de usuários. Esse tipo de persona é utilizado como ‘estepe’ caso não se tenha uma persona com dados verdadeiros.

UX Persona – é mais focada nas motivações, restrições e objetivos do usuário. Organizamos por objetivos e restrições comuns ao invés de dados demográficos. Ela é baseada em entrevistas e informações reais dos usuários. Veja o último vídeo para mais informações sobre Objetivos do Usuário: https://www.youtube.com/watch?v=KnFJAhiClnE

Ou seja, uma persona é o que você aprendeu sobre ‘quem é o usuario’ e ‘o que ele quer’demonstrado num formato ‘físico’, para ser referenciado sempre que houver uma dúvida sobre “para quem é o meu produto” ou “isso beneficia o meu usuário”.

———————————————————-
Defina o que o seu produto vai fazer antes de definir como ele vai fazer isso.

Alan Cooper
———————————————————-

Assine o canal para assistir todos os vídeos da séries ‘Fundamentos de UX‘. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *