Em outros vídeos do UXNOW falamos sobre Objetivos do Usuário e Objetivos do Produto. Essas etapas fazem parte do plano de Estratégia visto no diagrama de Elementos da Experiência do Usuário do Jesse James Garrett .
Esse diagrama vai “esculpindo” a UX desde uma parte mais abstrata (por exemplo definir qual o problema a ser resolvido), até partes mais concretas (por exemplo a aparência da interface de um aplicativo).
O escopo serve para definirmos o COMO. Ou seja, como o produto vai entregar o que o usuário precisa. O que raio vamos fazer e em que ordem????
O escopo é uma lista de promessas. O que prometemos criar com o produto e também o que não vamos fazer (fora do escopo).
As vezes um pequeno detalhe mal interpretado no início do projeto pode virar uma bola de neve nas próximas etapas. Por isso o escopo é fundamental para a criação de melhores produtos e para evitar equipes estressadas, usuários frustrados e produtos que nunca ficam ‘prontos’.
Um dos nossos lemas aqui na Wezen é “Bonito é o pronto”. Sem escopo bem definido não existe ‘pronto’. 🙂
—————————————
Lembre de assinar o canal para assistir todos os vídeos da séries ‘Fundamentos de UX’. 🙂
—————————————
/ NO FACEBOOK: http://facebook.com/uxnow /