No último vídeo de fundamentos de UX eu expliquei um pouco como fazer uma interface ser mais fácil para o usuário através de familiaridade, intuitividade, affordances e significantes.
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Se você não viu esse vídeo VEJA que ficou muito legal: https://www.youtube.com/watch?v=mgOYINElFqI
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Nesse vídeo vou deixar meu lado bonzinho para lá e ensinar como fazer uma interface difícil e cheia de erros. Atrapalhar o usuário MESMO, de propósito. É de fazer maldades. HOHOHOHOHO!
Para atrapalhar o usuário vamos seguir essas 10 regrinhas:
- O USUÁRIO NÃO PODE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SISTEMA
- UTILIZE PALAVRAS COMPLETAMENTE DIFÍCEIS DE ENTENDER
- NÃO DEIXAR O USUÁRIO SEGURO AO REALIZAR AÇÕES
- NUNCA UTILIZE PADRÕES E FAÇA O SISTEMA SE COMPORTAR CADA HORA DE UM JEITO
- NÃO SE PREOCUPE COM ERROS E DESLIZES DO USUÁRIO
- NÃO UTILIZE ITENS RECONHECÍVEIS PELO USUÁRIO
- NÃO POSSIBILITE O USO DE ATALHOS
- FAÇA A INTERFACE POLUÍDA E COM MUITAS OPÇÕES
- MOSTRE MENSAGENS DE ERRO SEM SENTIDO PARA O USUÁRIO
- NUNCA AJUDE O USUÁRIO. ELE TEM QUE APRENDER SOZINHO A USAR O SISTEMA
Para saber mais sobre maneiras de atrapalhar, frustrar e fazer o seu usuário detestar o seu produto, leia sobre as 10 Heurísticas de Nielsen e aplique ao contrário. 😉
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