As interações no IxDSA 2011

Chegamos do IxDSA 2011 ontem. Depois de 3 dias no encontro em Belo Horizonte, podemos dizer que voltamos muito bem alimentados. Alimentados não só com as delícias da culinária mineira, mas também com as experiências compartilhadas, reflexões e contato com outras pessoas e realidades.

Eu, Giselle, e o Daniel  estivemos presentes no workshop Métodos de Design – Towards Design Thinking, da Isabel Fróes; o Erivelto em Projetando coisas inteligentes – Design da experiência do usuário para dispositivos em rede, do Mike Kuniavsky e o Guto em Compreendendo o processo de inovação – Ecologias de Interação, do Caio Vassão.

Vou falar sobre o workshop da Isabel Fróes, pois as palestras de Mike Kuniavski e Caio Vassão serão em breve divulgadas em vídeo HD no site do evento (http://www.interaction-southamerica.org/2011/).

Isabel Fróes, psicóloga pela PUC Rio, mestre pela Universidade de Nova York  e professora da  Escola Kolding de Design e da Universidade de Copenhagen, em seu workshop, apresentou  metodologias para a exploração cotidiana do design thinking.

Alguns dos conceitos destas metodologias são a pesquisa e a etnografia (formulação); a criação e a ideação a partir da tríade: questão, solução e idéia, com a produção de protótipos de experiência (evolução); e o produto final com descrição, funcionalidade, propósito, ecologia, blueprint e cenário final (transferência).

Durante o workshop  nos foi proposta  a criação de  alguns produtos/serviços:  tecnologia em 2020 com relação a supermercados, tecnologias de bolso para redução de violência no trânsito, tecnologias interativas para educação formal e para melhorias no espaço urbano.

A realização das atividades propostas, além de permitir a aplicação dos métodos de design thinking e integração de todos os participantes, gerou em todos insights sobre o mercado de aplicativos para dispositivos móveis e design de serviços.

A organização do evento adiantou a informação de que no ano que vem o Interaction South America será realizado em São Paulo. O site já está no ar: http://isa.ixda.org/2012.

0 respostas

Deixe uma resposta

Que tal deixar um comentário?
:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *