O que é “mídia social”?

Via | Mídia Social

Nesse primeiro post, além de falar sobre os propósitos do blog, vamos discutir o conceito de “mídia social”, expressão cada vez mais usada atualmente.

De acordo com o dicionário Houaiss, “mídia” representa “os meios de comunicação em geral, a imprensa falada, escrita e televisiva“. Já ”social” quer dizer “relativo ou pertencente às manifestações provenientes das relações entre os seres humanos“. Assim, em termos gerais, “mídia social” poderia ser entendido como “ocorrência de relações humanas através dos meios de comunicação“, mais especificamente a Internet. Em outras palavras, diz respeito à utilização de ferramentas de (Twitter, Facebook, Orkut etc.) para interagir com outras pessoas e/ou comunidades.

OBS.: Algumas pessoas consideram como mídia social as formas de atuação de propaganda e marketing nas redes sociais, mas esse conceito não será utilizado nesse blog.

Vejamos algumas definições de profissionais que trabalham com mídias e redes sociais:

Géssica Hellmann, em seu artigo “o que é mídia social” define o termo como ”uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações, notícias e conteúdos. É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo“. A autora vai mais longe, classificando mídia social como “a democratização do conteúdo e da compreensão do papel que as pessoas desempenham no processo de leitura, não somente divulgar informações, mas também compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir“.

Já Mariana Rodrigues, da i9SocialMedia, diz que “ são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (e também por empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo […] Na verdade, as mídias sociais são espaços de interação entre usuários, onde estes podem além de interagir, disseminar conteúdo“.

Finalmente, segundo o Estúdio de Comunicação, “o termo mídia social ou social media se refere às ferramentas que permitem uma interação entre as pessoas por meio da Internet. Para isso, são utilizadas as redes sociais e ferramentas de compartilhamento de áudio, vídeo, fotos, entre outros”.

Notem a recorrência de termos referentes à “interação”, “compartilhamento”, “diálogo” e “colaboração”. Pois a ideia é exatamente essa: a criação de conteúdo participativo, com pluralidade de opiniões e pontos de vista convergindo em um produto final rico e mais completo.

Nesse blog, iremos tratar sobre mídias sociais e as ferramentas que permitem sua aplicação, como blogs, fóruns, wikis, redes sociais como Orkut e Facebook, aplicações de mensagens instantâneas (MSN,Gtalk etc.), sites de compartilhamento (Flickr, Youtube etc.). Também falaremos sobre as novas ferramentas de mídia social que surgem o tempo todo. Dicas, resenhas, sugestões e muito mais será discutido aqui.

Aproveitando o conceito apresentado, o que é “mídia social” para você? Concorda com o que foi dito a respeito? Gostaria de acrescentar alguma coisa? Sinta-se desde já convidado a comentar, afinal esse blog também é uma mídia social e está aberto para a opinião dos leitores.

Espero que gostem do blog e que façamos uma grande comunidade sobre o assunto.