O que explica o sucesso dos vídeos virais?

por Webinsider

Por que alguns vídeos na internet conseguem ser divulgados em grande escala enquanto a maioria não obtém tal êxito? Para entender o êxito dos vídeos virais, a OTOinsights, divisão de neuromarketing da agência digital One to One, lançou um estudo sobre o assunto.

Analisando os resultados de testes como monitoramento da visão (eye tracking) e entrevistas, a pesquisa chegou a ideias que tentam explicar o sucesso que alguns vídeos conseguem online. Espero que o estudo não tenha sido caro, porque as conclusões são óbvias: as respostas de quem assiste vídeos online são emocionalmente complexas e o engajamento de quem vê e o sucesso dos vídeos estão relacionados.

Um dado relevante da pesquisa trata da duração do vídeo: se for envolvente, um vídeo com mais de três minutos pode fazer tanto sucesso quanto um mais curto. Mas o que seria um vídeo envolvente?

Apesar de ser um campo interessante, tais pesquisas acabam resultando em algo similar aos livros de negócios que tentam ensinar como ser bem-sucedido: apenas relatam características de quem é vitorioso, mas não a evolução dessa história, que fatos foram preponderantes para isso.

Seria o mesmo que dizer: essa empresa obteve sucesso e atualmente possui tais características, e foi exatamente pelos fatores que ela apresenta hoje que a empresa conquistou seu êxito. Ou seja, analisam o fato já consumado, e não como construir algo vitorioso, misturando consequência com causa.

Ademais, tais características não são necessariamente replicáveis. Há uma dose de imponderável no sucesso, ainda mais em relação a entretenimento.

De toda forma, quem se interessou pelo estudo pode fazer o download do arquivo aqui. [Webinsider]